arte top hotsite port
  • Português
  • English

Congresso
Internacional
de Tintas

8:15 - 18:00

Exposição
Internacional
de Fornecedores
para Tintas

11:00 - 20:00

Congresso
Internacional
de Tintas

8:30 - 17:30

Exposição Internacional
de Fornecedores para Tintas

11:00 - 20:00

  • fotosite1.jpg
  • fotosite2.jpg
  • fotosite3.jpg
  • fotosite4.jpg
  • fotosite5.jpg

ABRAFATI 2017: agregando valor à cadeia de tintas

Maior evento do setor de tintas na América Latina e um dos principais no mundo, a ABRAFATI 2017 (Congresso e Exposição de Fornecedores) reunirá as empresas e os profissionais mais representativos da cadeia produtiva. Com suas atividades e os resultados que proporcionará aos participantes, contribuirá para agregar valor à indústria e aos seus produtos, fazendo o setor avançar e ampliando o reconhecimento do mercado consumidor e da sociedade sobre a sua importância.

As demandas atuais e futuras da cadeia de tintas e dos usuários dos seus produtos estarão em debate, sendo apresentadas inovações que contribuirão para saltos evolutivos e ampliarão os benefícios percebidos na utilização de tintas.

Patrocinadores

A ABRAFATI – Associação Brasileira dos Fabricantes de Tintas foi criada em 1985 por um grupo de fabricantes de tintas, com o objetivo de dotar o setor de uma entidade de âmbito nacional, moderna e livre, para atuar em todos os campos e situações em que se fizesse necessária uma manifestação ou ação coletiva da indústria de tintas.

A entidade reúne indústrias que representam a maior parte da produção de tintas e vernizes no País. Parte dos associados é constituída por empresas subsidiárias de grupos internacionais e parte por empresas com capital majoritário ou totalmente brasileiro.
Ler Mais

ORGANIZAÇÃO

COMERCIAL

Notícias

Filtro por Categoria
Setembro 22, 2017

Dow lança surfactantes e coalescentes de alto desempenho na…

in RELEASE EXPOSITOR

by Fabio Humberg

Durante a ABRAFATI 2017, que acontece entre 3 e 5 de outubro em São Paulo, a Dow reforçará sua posição de fornecedora com o portfólio mais completo para o segmento de tintas e revestimentos na América Latina. A companhia lançará surfactantes e coalescentes que atendem às necessidades do mercado em relação a sustentabilidade, desempenho e funcionalidade.

Os surfactantes DOWFAX™ AS-801 e DOWFAX™ AS-906, para polimerização em emulsão, possibilitam a produção de emulsões com melhor controle de partícula, baixo perfil de espuma, e maior resistência à água. Já o TRITON™ HW-1000, voltado para a formulação de tintas base água para o mercado industrial, reduz a tensão superficial de recobrimentos, possibilitando umectar e proteger vários tipos de substratos, reduzir a formação de defeitos e melhorar simultaneamente o brilho e a suavidade da película formada, além de controlar a formação de espuma. Todas essas soluções são livres de alquilfenol etoxilado (APEO).

O coalescente UCAR™ Filmer LV permite uma otimização de formulação por meio de uma melhoria no desempenho de lavabilidade. Tem baixo odor e baixo nível de composto orgânico volátil (COV).

Setembro 22, 2017

Sessão Pôster enriquece programação do Congresso com estudos inovadores

in EXPRESS

by Fabio Humberg

Inovações em matérias-primas e processos, com foco na sustentabilidade e performance, são alguns dos temas em destaque.


Especialistas ligados a importantes fornecedores do setor, a universidades e a outras instituições apresentarão trabalhos técnicos de alto nível na Sessão Pôster, ampliando a oferta de conteúdo de qualidade na ABRAFATI 2017, somando-se às mais de 100 apresentações orais na programação do Congresso e do Seminário de Cura por Radiação.

Vários papers abordam matérias-primas mais avançadas e de fontes renováveis, entre as quais chamam a atenção novos polímeros e inibidores de corrosão, assim como emulsões acrílicas e aditivos de última geração.

O leque de temas em evidência é muito vasto e variado, abrangendo desde colorimetria a testes de resistência ao intemperismo, passando ainda por metodologias de medição e avaliação da sustentabilidade e exemplos de reaproveitamento de resíduos nos processos de produção.

A Sessão Pôster agrega muito valor ao Congresso, pela qualidade e relevância dos trabalhos apresentados, assim como pelas possibilidades que oferece de interação com os autores. Este ano, ela está em local privilegiado, para permitir que mais interessados tenham acesso ao seu valioso conteúdo”, afirma Telma Florêncio, diretora de Eventos Corporativos da ABRAFATI.

Setembro 21, 2017

Evonik estará presente na ABRAFATI 2017

in RELEASE EXPOSITOR

by Fabio Humberg

Como uma das principais fornecedoras mundiais de insumos para a indústria de tintas e revestimentos, a empresa apresentará novidades e um amplo portfólio de produtos alinhados às exigências de formulações modernas e sustentáveis.

 

A Evonik, uma das líderes mundiais em especialidades químicas, participa de mais uma edição da Abrafati, que reúne o Congresso Internacional de Tintas e a Exposição Internacional de Fornecedores para Tintas, entre os dias 03 e 05 de outubro, no São Paulo Expo, em São Paulo.

Para participar desta 15ª edição do evento, que é considerado o maior do setor de tintas na América Latina, a Evonik estará presente com um estande de 144 m², com representantes de todas as linhas de negócio com atuação no segmento de tintas – um time especializado e capacitado para prestar suporte técnico e comercial aos visitantes.

A Linha de Negócios Coating Additives da Evonik passou por uma recente reorganização interna após a aquisição da divisão Performance Materiais da Air Products, concretizada em janeiro de 2017. Reunindo as linhas de produtos TEGO®, Aditivos Especiais e Sílicas, o objetivo é consolidar a condição de fornecedor preferencial do mercado de tintas na América do Sul e atender as mudanças de tecnologia e novas exigências de sustentabilidade na formulação de tintas e revestimentos.

Em decorrência das restrições mundiais cada vez maiores em relação aos limites de emissão de compostos orgânicos voláteis (VOC) e cumprimento com regulamentos para contato com alimentos e EcoLabel, os fabricantes de tintas e revestimentos estão enfrentando mais limitações na seleção de suas matérias-primas e buscando novas maneiras de ajustar as suas formulações. Com o objetivo de apoiar os seus clientes nesses esforços, a Evonik também expande continuamente o seu portfólio de produtos com características sustentáveis.

 

Especialidades em destaque na Abrafati 2017
Entre os destaques e novidades, estarão as sílicas para controle reológico e modificação de superfície, aditivos antiespumantes, surfactantes, aditivos food contact para tintas de impressão de embalagem de alimentos, aditivos de superfície, co-resinas de adesão, resinas metacrílicas, resinas de poliéster saturado, silanos funcionais, siloxanos e monômeros metacrilatos, entre outras matérias-primas de última geração. Confira:

AEROSIL® R 202: Sílica pirogênica pós-tratada com óleo de silicone e altamente hidrofóbica, o que confere alto controle reológico, superior tixotropia e repelência à água.

AERODISP® WR 8520: Dispersão aquosa de sílica pirogênica hidrofóbica com elevada eficiência no controle reológico para diversos revestimentos base água. Melhora significativamente o comportamento da viscosidade e escorrimento; possui propriedades antissedimentação e atua no melhoramento das propriedades mecânicas da tinta.

ACEMATT® 3300: Sílica pós-tratada, que atua como agente fosqueante e tem efeito de toque macio/fino acabamento.

AIRASE® 4655: Novo antiespumante desenvolvido para controlar e eliminar espumas em uma ampla gama de sistemas base água, sobretudo em adesivos de consumo, tintas de impressão, moagem de pigmentos, vernizes de sobreimpressão e revestimentos. Por ser um antiespumante à base de óleo orgânico relativamente compatível, é fácil de incorporar e tem excelente compatibilidade com alta estabilidade de cisalhamento. É recomendado para aplicações que necessitam cumprir com amplos regulamentos para contato com alimentos, pois não contém óleos minerais, poluentes atmosféricos perigosos (HAP), alquilfenol etoxilatos (APEs) ou dióis acetilênicos.

AIRASE® 5355 e AIRASE® 5655: Novos antiespumantes, AIRASE® 5355 é um forte antiespumante à base de siloxano concebido para controlar e eliminar rapidamente a espuma sem gerar defeitos em sistemas base água, na moagem de pigmentos, em tintas de impressão, verniz de sobreimpressão, adesivos e revestimentos. Ele pode ser incorporado na moagem ou completagem, dependendo dos requisitos da formulação. AIRASE® 5655 oferece uma excelente compatibilidade por ser uma antiespumante à base de siloxano mais compatível para completagem em aplicações similares. Estes produtos não contêm óleos minerais, poluentes atmosféricos perigosos (HAP) ou alquilfenol etoxilatos (APEs) e são recomendados para aplicações base água que necessitam estar em conformidade para contato com alimentos.

TEGO® Foamex 10 a 34: A nova série de antiespumantes oferece vantagens por reduzir o tempo de produção, definindo a capacidade de enchimento com mais precisão e melhorando a aparência e o desempenho dos revestimentos imobiliários com investimento mínimo. Possuem baixo teor de compostos orgânicos voláteis (VOC), são compatíveis com rótulos ecológicos e foram desenvolvidos para atender a todos os requisitos pertinentes aos revestimentos imobiliários. O novo portfólio TEGO® Foamex é composto por 10 antiespumantes com vários perfis de desempenho.

SURFYNOL® 355: Novo surfactante desenvolvido para fornecer umectação dinâmica sem gerar excesso de espuma em dispersões de pigmentos, tintas de impressão, vernizes de sobreimpressão, adesivos e revestimentos base água. Não contêm óleos minerais, poluentes atmosféricos perigosos (HAP), alquilfenol etoxilatos (APEs) ou dióis acetilênicos, cumprindo com múltiplos regulamentos para contato com alimentos. É facilmente incorporado em sistemas base água e oferece umectação superior para substratos difíceis de umectar, como liners com release de silicone e tintas litográficas.

TEGO® Wet 285 e 550: Novos aditivos desenvolvidos especificamente para impressão na embalagem de alimentos. Graças a uma nova concepção de polímero de alto peso molecular, ambos os produtos têm uma tendência particularmente baixa a migrar. TEGO® Wet 285 e 550 também cumprem com a portaria suíça (Anexo 6, Lista A), que regula o uso de substâncias usadas para impressão de embalagem de alimentos. Com excelentes propriedades de umectação de substrato, TEGO® Wet 550 melhora a confiabilidade do processo e obtém resultados de impressão de alta qualidade. A redução pronunciada da tensão superficial que pode ser alcançado em particular com o TEGO® Wet 285, juntamente com baixa estabilização de espuma, permite fácil umectação de substratos exigentes, como filmes. TEGO® Wet 550 é particularmente adequado para uso em papel. Ambos os produtos são isentos de solventes e líquidos, o que se traduz em fácil manipulação para formuladores em produção e no laboratório.

TEGO® Glide 490, 492 e 494: O novo aditivo de superfície TEGO® Glide 490 foi especialmente desenvolvido para o mercado de laca de móveis. Combina propriedades de antibloqueio com excelente compatibilidade. TEGO® Glide 492 é distinguido pela sua resistência à intempérie e cumpre com os requisitos EcoLabel e, portanto, é especialmente adequado para formulações custo-benefício na área de trim e revestimentos faça você mesmo (DIY). TEGO® Glide 494 é livre de solvente e satisfaz requisitos especiais sobre propriedades táteis e resistência química em couro e aplicações de impressão e confere excelente resistência à abrasão.

TEGO AddBond LP 1600 e LP 1611: As novas co-resinas de adesão para formulações no setor de revestimentos possuem excelentes propriedades de fluidez e são adequadas ao contato com alimentos. Além disso, reduzem a viscosidade sem aumentar o teor de compostos orgânicos voláteis (VOC) do revestimento. Essa combinação única de características permite que sejam usadas como resinas de adesão em sistemas alto sólidos. As co-resinas TEGO® AddBond LP líquidas são resinas de poliéster formuladas para serem adicionadas a um sistema de revestimento existente. Desenvolvidas especificamente para sistemas alto sólidos, esses produtos são particularmente adequados para itens industriais grandes que não são revestidos em ambiente industrial. As maiores preocupações no caso dessas aplicações são longa expectativa de vida, resistência à intempérie e resistência química. Graças à aprovação 175.300 da FDA, ambos os tipos de AddBond LP são adequados ao contato com alimentos. TEGO® AddBond LP 1611 exerce menor impacto sobre a dureza do revestimento final. TEGO® AddBond LP 1600 reduz o teor de VOC do revestimento final pela menor viscosidade inerente da resina.

TEGO® Color Aid 7060 e 7065: A nova tecnologia expande as possibilidades de aplicação de concentrados de pigmentos universais em revestimentos à base de resina alquídica. TEGO® Color Aid 7060 e 7065 são compatibilizadores adicionados ao revestimento base para aumentar a compatibilidade com o concentrado de pigmento. Em contraste com os compatibilizadores atualmente disponíveis, a nova tecnologia funciona para pigmentos orgânicos e inorgânicos. Além disso, as propriedades do revestimento acabado são pouco afetadas. Em comparação com os compatibilizadores existentes, é necessário apenas um nível de adição muito pequeno. Outra vantagem é que a estrutura do tensoativo amido amina foi desenvolvido de modo que o tempo de secagem do revestimento praticamente não seja afetado. Os tons de cor também permanecem inalterados e não precisam de ajuste.

CARBOWET® GA-200: Novo surfactante que fornece benefícios multifuncionais em uma ampla gama de formulações aquosas e atende aos crescentes regulamentos e requisitos de saúde, meio ambiente e saúde globais. Oferece ação surfactante superior e baixa formação de espuma para sistemas pigmentados que fornecem benefícios de umectação, moagem e compatibilização sem os impactos adversos na sensibilidade à água, espuma ou reologia tipicamente encontrado com outros surfactantes. Além disso, é apropriado para formulações que necessitam estar em conformidade com as exigências de baixo teor de compostos orgânicos voláteis (VOC), baixas emissões e EcoLabel.

DEGALAN®: resinas metacrílicas utilizadas na fabricação de tintas para embarcações, containers, instalações metálicas, etc. O diferencial desta linha de resinas é a elevada resistência a intempéries, podendo ser utilizada em diversas aplicações exteriores.

DYNAPOL®: resinas poliéster saturado que são utilizadas principalmente na fabricação de tintas para revestimento interior e exterior de latas de alimentos com vantagens em relação aos sistemas convencionais, pois, além de proporcionarem excelente flexibilidade e resistência a esterilização, não liberam para o alimento substâncias prejudiciais à saúde.

Dynasylan®: silanos funcionais usados em ampla variedade de revestimentos de alto desempenho, tratamento de metais e resinas. São utilizados para modificar superfícies, como monômeros para síntese de resinas e para melhorar a adesão entre superfícies orgânicas e inorgânicas. Os sistemas à base de Dynasylan® constituem uma das alternativas mais atraentes para proteção contra corrosão em virtude de sua especial característica de não prejudicar o meio ambiente.

Protectosil®: silanos e/ou siloxanos de alta qualidade para hidrofobização (repelentes de água), controle de graffiti, inibição de corrosão (tratamento com inibidores de corrosão) e proteção de superfície (fácil de limpar). A linha de produtos Protectosil® fornece a solução perfeita para quase todos os materiais utilizados em construção civil.

VISIOMER® Monômeros metacrílicos: portfólio com mais de 50 produtos partindo dos monômeros básicos GMAA, MMA, BMA, IBMA, HEMA, HPMA, até monômeros especiais como EHMA, MADAME, CHMA e MPEG, entre outros, para fabricação de resinas e demais polímeros para aplicação em revestimentos automotivos, industriais e arquitetônicos. Os monômeros metacrílicos servem de apoio às soluções inovadoras em sistemas acrílicos e poliuretanos.

Crosslinkers: a nova linha de Negócios Crosslinkers da Evonik oferece grande variedade de produtos para aplicações em epóxi e poliuretano a partir de uma única fonte, quer sejam aminas básicas, monômeros de isocianato, poliisocianatos ou endurecedores epóxi formulados. Os produtos atendem os segmentos de revestimentos e adesivos, engenharia civil, elastômeros e compósitos de alta performance. A Evonik é pioneira na química da isoforona e abrange toda a cadeia de valor: isoforona, diamina, diisocianato e poliisocianato. Além disso, seu portfólio contém um sortimento completo de agentes de cura amínicos para aplicações em cura ambiente e a quente.
Em virtude de sua resistência mecânica, durabilidade, resistência química e excelentes propriedades de adesão, esses produtos são usados sobretudo em aplicações industriais.
O porftólio de Crosslinkers abrange diversos grades de marcas fortes: Amicure®, Ancamide®, Ancamine®, ANCAREZ®, Ancatherm®, Anquamine®, Anquawhite®, Curezol®, DICYANEX®, Epilink™, Epodil®, Hybridur®, Imicure®, Nourybond®, Sunmide®, VESTAGON®, VESTAMIN®, VESTANAT® e VESTASOL®.

 

Serviço
Estande da Evonik: Rua 8, entre as avenidas B e C

 

Informações sobre a empresa
Evonik, o grupo industrial criativo da Alemanha, é uma das principais empresas de especialidades químicas do mundo. A essência de sua estratégia corporativa é o crescimento rentável e o aumento sustentado do valor da empresa. A Evonik se beneficia sobretudo de seu talento inovador e de suas plataformas de tecnologia integrada. A Evonik atua em mais de 100 países no mundo inteiro. Em 2016, mais de 35.000 colaboradores geraram vendas da ordem de 12,7 bilhões de Euros e um lucro operacional (EBITDA ajustado) de cerca de 2,165 bilhões de Euros.

No Brasil, a história da Evonik Industries, começou em 1953. A empresa conta hoje com cerca de 600 colaboradores no País e seus produtos são utilizados como matéria-prima em importantes setores industriais, como: automotivo, agroquímico, biodiesel, borracha, construção civil, cosmético, farmacêutico, nutrição animal, papel e celulose, plástico, química e tintas.

Setembro 20, 2017

COIM instala nova câmara fria para armazenamento de MDI

in RELEASE EXPOSITOR

by Fabio Humberg

Investimento tem como objetivo melhorar acuracidade e disponibilidade dos produtos


Como parte do plano de investimentos para os próximos anos e visando oferecer aos seus clientes produtos de tecnologia e qualidade, a COIM instalou em sua planta em Vinhedo/SP uma câmara fria para armazenamento de MDI, essencial na cadeia do PUR.

O novo equipamento demorou 3 meses - entre projeto e execução - para ser concluído. Com a novidade, a COIM elimina um gargalo de produção ao conseguir estocar em condições ideais uma de suas matérias-prima base – atualmente escassa - para grande parte do seu portfólio.

O investimento da multinacional italiana evita flutuações de mercado, ao mesmo tempo em que permite uma maior personalização de soluções para os clientes. “A câmara fria nos possibilita ter disponibilidade de MDI. O produto precisa ser mantido a -15°C. Com a armazenagem sendo feita na nossa planta, conseguimos ter um melhor controle sobre o manuseio e utilização, além de corrermos menos risco de haver falta dela.”, explica Eduardo Uttemberghe, gerente de produção da COIM Brasil.

O fator econômico também joga a favor da nova câmara fria. A longo prazo, a COIM pretende reduzir o custo de estocagem de matéria-prima, uma vez que nos últimos meses houve aumento de preço. “Ao trazermos essa operação para dentro da COIM e não deixarmos mais nas mãos de terceiros, nosso controle aumenta.”, finaliza Eduardo.

 

Sobre a COIM

A COIM (Chimica Organica Industriale Milanese) é uma empresa de origem italiana especializada em policondensação (ester), poliadição (poliuretanos) e grande fabricante de especialidades químicas. Fundada em 1962, em Milão, a empresa foi a primeira da Itália a produzir peróxidos orgânicos. Hoje, a multinacional opera em todos os países desenvolvendo soluções on demand e prestando serviços de qualidade para os mais importantes grupos do mundo. Possui unidades fabris na Itália, Brasil, Estados Unidos, Índia e Cingapura, além dos Centros de Pesquisa na Itália, França, Inglaterra, Alemanha e Brasil.

Setembro 20, 2017

Novidades e lançamentos em destaque na Área de Apresentação…

in EXPRESS

by Fabio Humberg

Palestras comerciais trazem muitas inovações para fabricantes de tintas.


A Área de Apresentação de Produtos será mais uma atração para os visitantes da ABRAFATI 2017. Nesse espaço, localizado dentro da área da Exposição, serão apresentadas três dezenas de palestras para mostrar lançamentos, tecnologias, soluções e serviços inovadores para os fabricantes de tintas.

Com foco na demonstração das novidades de impacto que importantes fornecedores estão trazendo para esta edição do evento, as palestras ocorrem durante os três dias do evento, entre 14 e 18 horas.

A programação será aberta com a palestra de Reubens da Cunha, diretor responsável pela Corob na América Latina, que apresentará uma visão atualizada dos sistemas tintométricos, com novas soluções que atendem às necessidades dos fabricantes de tintas. Na sequência, vários outros expositores mostrarão um diversificado portfólio de soluções inovadoras para o setor. Cada palestra dura até 20 minutos e o acesso a elas é livre para todos os visitantes.

“Será uma oportunidade para ver inovações ao vivo, com a possibilidade de entender melhor a sua aplicação na indústria, interagindo com técnicos de alto nível”, afirma Telma Florêncio, diretora de Eventos Corporativos da ABRAFATI.

Setembro 19, 2017

Sun Chemical lança a quinta edição do Guia Designing…

in RELEASE EXPOSITOR

by Fabio Humberg

A Sun Chemical fez o lançamento da quinta edição do Designing Packaging with Certainty, seu guia de boas práticas para impressão de embalagens de produtos alimentícios e outras aplicações sensíveis, com tintas e vernizes offset convencional e tintas e vernizes de cura UV/EB.

A página 32 do guia, atualizada a cada três anos, reflete as mudanças no mercado e na legislação para auxílio no fluxo de desenvolvimento da produção de embalagens para alimentos e outras aplicações sensíveis, como por exemplo tabaco e farmacêuticos.

A quinta edição do guia apresenta um resumo dos principais desafios enfrentados pela cadeia de suprimentos para desenvolvimento de embalagens, com base na expertise da Sun Chemical nos mercados de embalagens. Refletindo os avanços do mercado nos últimos três anos, a edição de 2017 ampliou seu alcance para apresentar mais informações sobre embalagens impressas digitalmente.

“O foco crescente na segurança do consumidor e a evolução e fiscalização das orientações regulatórias estão conduzindo uma análise mais profunda das embalagens por todas as partes interessadas na cadeia de suprimentos. Em paralelo, a impressão e tecnologia das embalagens estão mudando, desde os avanços na impressão digital até métodos mais aprimorados de análise de migração, o que significa que as boas práticas no desenvolvimento e produção de embalagens são mais importantes do que nunca.”, disse Felipe Mellado, CMO da Sun Chemical.

“Lançamos o primeiro guia em 2004, que se revelou um documento extremamente útil para convertedores e consumidores finais. Sabemos que uma nova legislação europeia está por vir em 2018, e mesmo que não tenhamos certeza do que exatamente será incluído, queremos preparar nossos clientes com toda informação possível sobre embalagens para contato direto com o alimento e boas práticas para impressão de embalagens de baixa migração.”

Para mais informações sobre a Sun Chemical e para solicitar o Guia Designing Packaging with Certainty, visite: www.sunchemical.com/request-your-free-low-migration-best-practice-guide/

Sobre a Sun Chemical

A Sun Chemical, membro do grupo de DIC, é líder na produção de tintas de impressão, vernizes e suprimentos, pigmentos, polímeros, compostos líquidos e sólidos e materiais de aplicação. Em parceria com a DIC, a Sun Chemical gera vendas anuais de mais de US$ 7,5 bilhões e possui mais de 20.000 funcionários prestando suporte aos clientes ao redor do mundo.

Sun Chemical Corporation é uma subsidiária da Sun Chemical Group Coöperatief UA, na Holanda, e está sediada em Parsippany, New Jersey, EUA. Para mais informações, por favor, visite o nosso website em www.sunchemical.com

Setembro 19, 2017

Freddy Carrillo analisará cenário atual e perspectivas da indústria…

in EXPRESS

by Fabio Humberg

Na Sessão Plenária que abrirá a ABRAFATI 2017, será mostrado o potencial do mercado brasileiro e latino-americano, ao mesmo tempo em que se aborda a necessidade de estar atento ao ambiente externo e ao que acontece no mundo, preparando-se para as mudanças.


Presidente do Conselho Diretivo da ABRAFATI e presidente da Sherwin-Williams no Brasil, Freddy Carrillo será o palestrante da Sessão Plenária que abrirá oficialmente o Congresso Internacional de Tintas, no dia 03 de outubro. Sua sólida formação acadêmica e uma variada experiência internacional o credenciam a analisar, com uma visão original e pertinente, os cenários futuros.

Para começar, o desempenho da indústria em 2017 e as previsões para o próximo ano serão apresentados por ele, reiterando as perspectivas favoráveis que existem para o setor em toda a América Latina.

Na sequência, comentará as transformações na tecnologia, no comportamento da sociedade e na regulação, tanto do ponto de vista dos desafios que representam, quanto das oportunidades que abrem. “Procurarei mostrar uma visão de futuro que envolve aspectos que já estão sendo considerados pela indústria e que poderão ser reconhecidos em vários momentos da ABRAFATI 2017, tanto nos estandes quanto na programação técnica”, afirma Carrillo. “Entre eles, estão a necessidade de agregar valor às tintas e as novas fronteiras da inovação, com a consolidação da indústria 4.0”.

Apoiadores e Media Partners
Associquim Sincoquim

Associquim Sincoquim

Associquim Sincoquim

SOBRATEMA

SOBRATEMA

SOBRATEMA

ABITIM

ABITIM

ABITIM

SINAPROCIM SINPROCIM

SINAPROCIM SINPROCIM

SINAPROCIM SINPROCIM

PROSPECTOR

PROSPECTOR

PROSPECTOR

Química e Derivados

Química e Derivados

Química e Derivados

SINPROQUIM

SINPROQUIM

SINPROQUIM

ABIQUIM

ABIQUIM

ABIQUIM

Ink World

Ink World

Ink World

Rad tech South America

Rad tech South America

Rad tech South America

TINTAS E VERNIZES

Mais Cor para Sua Vida

PRÊMIO ABRAFATI DE CIÊNCIA EM TINTAS 2017

ABCP

ABCP

ABCP

AFEAL

AFEAL

AFEAL

Coatings World

Coatings World

Coatings World

NÜRNBERG MESSE

NÜRNBERG MESSE

NÜRNBERG MESSE

STAR – SOCIEDAD DE TÉCNICOS ANDINOS EN RECUBRIMIENTOS

STAR – SOCIEDAD DE TÉCNICOS ANDINOS EN RECUBRIMIENTOS

STAR – SOCIEDAD DE TÉCNICOS ANDINOS EN RECUBRIMIENTOS

SENAI

SENAI

SENAI

ANFACER

ANFACER

ANFACER

Paint & Coatings Industry

Paint & Coatings Industry

Paint & Coatings Industry

CRQ-IV

CRQ-IV

CRQ-IV

Agnelo Editora

Agnelo Editora

Agnelo Editora

SITIVESP

SITIVESP

SITIVESP

Intaircoat

IQA

IQA

IQA

ANAMACO

ANAMACO

ANAMACO

ARTESP

ARTESP

ARTESP

ABEAÇO

ABEAÇO

ABEAÇO

PRO COR

PRO COR

PRO COR

AFEAÇO

AFEAÇO

AFEAÇO

INPRA LATINA

Referência Industrial

Referência Industrial

Referência Industrial

ABIMAQ

ABIMAQ

ABIMAQ

SINDIREPA

SINDIREPA

SINDIREPA

CNI

CNI

CNI

ABNT

ABNT

ABNT

SINTIRJ

SINTIRJ

SINTIRJ

LOGO ABRAFATI branco
ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA
DOS FABRICANTES DE TINTAS
 
Av. Dr. Cardoso de Mello
1340 - Cj. 131 - Vila Olímpia
CEP 04548-004
São Paulo, SP - BRASIL
Tel: + 55 11 4083-0500 / 4083-0505
E-mail:Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Newsletter

entrada invalida
entrada invalida
entrada invalida
e-mail invalido