arte top hotsite port

Congresso Internacional de Tintas

Seminário RadTech

8:30 - 17:30

Exposição Internacional
de Fornecedores para Tintas

11:00 - 20:00

  • 11_SusTINTAbilidade.jpg
  • AROMAT-STAND-720x480.jpg
  • NITROQUIMICA.jpg
  • COVESTRO.jpg
  • LUBRIZOL.jpg
  • BOMIX.jpg
  • DOW.jpg
  • QUANTIQ.jpg
  • BANDEIRANTE.jpg
  • LANXESS.jpg
  • COIM.jpg
  • ELEMENTIS.jpg

ABRAFATI 2017: agregando valor à cadeia de tintas

Maior evento do setor de tintas na América Latina e um dos principais no mundo, a ABRAFATI 2017 (Congresso e Exposição de Fornecedores) reunirá as empresas e os profissionais mais representativos da cadeia produtiva. Com suas atividades e os resultados que proporcionará aos participantes, contribuirá para agregar valor à indústria e aos seus produtos, fazendo o setor avançar e ampliando o reconhecimento do mercado consumidor e da sociedade sobre a sua importância.

As demandas atuais e futuras da cadeia de tintas e dos usuários dos seus produtos estarão em debate, sendo apresentadas inovações que contribuirão para saltos evolutivos e ampliarão os benefícios percebidos na utilização de tintas.

Patrocinadores

A ABRAFATI – Associação Brasileira dos Fabricantes de Tintas foi criada em 1985 por um grupo de fabricantes de tintas, com o objetivo de dotar o setor de uma entidade de âmbito nacional, moderna e livre, para atuar em todos os campos e situações em que se fizesse necessária uma manifestação ou ação coletiva da indústria de tintas.

A entidade reúne indústrias que representam a maior parte da produção de tintas e vernizes no País. Parte dos associados é constituída por empresas subsidiárias de grupos internacionais e parte por empresas com capital majoritário ou totalmente brasileiro.
Ler Mais

ORGANIZAÇÃO

COMERCIAL

Notícias

Filtro por Categoria
Maio 18, 2017

Eastman conquista o Troféu Roberto Hiraishi 2017

in RELEASE EXPOSITOR

by Fabio Humberg

A empresa ganhou com os frascos dos sabonetes líquidos de O Boticário, criadas com a The Glass Polymer™ família de materiais cosméticos

A Eastman Chemical Company é novamente uma das ganhadoras do Troféu Roberto Hiraishi 2017, realizado pela Revista Embanews. Vencedora na categoria Matérias-Primas ou Insumos para Embalagem, subcategoria Matéria-Prima Principal para Embalagem (desenvolvimento ou aplicação), a companhia foi premiada pelas embalagens dos sabonetes líquidos - Desejos Incríveis e Sonhos de Natal, com design desenvolvido pelo grupo Boticário e produzido com a resina da família The Glass Polymer™, tecnologia inovadora da Eastman.

O Troféu Roberto Hiraishi é realizado anualmente e avalia diferentes aspectos das embalagens produzidas pelas empresas, como sustentabilidade, design, tecnologia e inovação.

Os frascos premiados foram lançados no final de 2016, em comemoração as festas de fim de ano. A matéria-prima utilizada tem aparência similar ao vidro, o que proporciona mais brilho e sofisticação ao produto. Por ser produzida em resina, a embalagem possui resistência mecânica antiquebra e antirriscos. The Glass Polymer família de materiais cosméticos tem mais durabilidade porque não quebra.

Também é livre de Bisfenol A.

Manipulação variada
Esse tipo de material permite ser pigmentado, metalizado, hot stamped e impresso, e, também, pode ser aplicado com adesivos e por ultrassom. Desse modo, O Boticário conquistou mais liberdade para criar o design desejado, com um apelo visual forte e com mais benefícios funcionais para o consumidor final.

“Quando estávamos na fase de desenvolvimento, tínhamos certeza que a família The Glass Polymer ofereceria as soluções certas para o projeto de O Boticário. A flexibilidade que os nossos materiais oferecem é perfeita para esse mundo dos cosméticos, que precisa trabalhar com o encanto, para ajudar o consumidor a criar uma relação de fidelidade com o item e gerar memória emocional”, comenta Rogério Dias, gerente regional do negócio de Plásticos Especiais da Eastman para a América Latina.

“É muito gratificante vermos nosso trabalho ser reconhecido por uma revista tão importante para a nossa indústria. Essa parceria com O Boticário é a prova da versatilidade do nosso polímero. O resultado desse projeto foram dois frascos lindos, diferenciados, curvilíneos, e de grande identificação com o público. A embalagem proporcionou ao produto mais um atributo, ele é também um item aspiracional de decoração e um convite a uma experiência sensorial”, celebra Alessandra Lancellotti Ribeiro, Market Development Manager – Specialty Plastics da Eastman.

Sobre a Eastman:
A Eastman é uma empresa global de materiais avançados e aditivos especiais que produz uma ampla gama de produtos encontrados em itens que as pessoas usam todos os dias. Com um portfólio de negócios especializados, a Eastman trabalha com seus clientes para oferecer produtos e soluções inovadoras, mantendo um compromisso com a segurança e com a sustentabilidade. Suas abordagens orientadas pelo mercado são favorecidas por plataforma de tecnologia de classe mundial e de suas posições de liderança em atrativos mercados finais, tais como transporte, construção civil e produtos de consumo. A Eastman se concentra em criar valor consistente e superior para todos os interessados. Como uma empresa globalmente diversificada, a Eastman atende clientes em mais de 100 países e, em 2016, obteve receitas de aproximadamente US $ 9,0 bilhões. A empresa está sediada em Kingsport, Tennessee, EUA e, emprega, aproximadamente, 14.000 pessoas em todo o mundo. Para obter mais informações, visite www.eastman.com.

Maio 17, 2017

Lanxess lança sétima edição do concurso Ciclo Verde

in RELEASE EXPOSITOR

by Fabio Humberg

Pela primeira vez, serão beneficiados projetos que beneficiarão as comunidades da zona sul de São Paulo

A LANXESS, um dos principais players da indústria química mundial, lança a 7ª edição do “Ciclo Verde”, concurso que tem por objetivo promover projetos, iniciativas e negócios sociais que busquem solucionar problemas socioambientais de suas comunidades nas áreas de cultura, educação, proteção climática e água.

Desde sua primeira edição, o Concurso já beneficiou mais de 6 mil pessoas e contribuiu com a implantação de 44 projetos socioambientais em sete cidades. A grande novidade deste ano é a participação da cidade de São Paulo, com foco na zona sul. São Leopoldo e Porto Feliz receberão mais uma vez o concurso, que selecionará os projetos que melhor incentivarem comportamentos sustentáveis relacionados à economia/eficiência energética, uso racional de recursos ambientais (água), educação ambiental e negócios sociais.

“O Ciclo Verde é expressão do compromisso com o desenvolvimento socioambiental das comunidades onde a LANXESS atua, promovendo apoio técnico e financeiro a projetos, iniciativas e negócios sociais que busquem solucionar problemas socioambientais de suas comunidades. Somos muito orgulhosos de todos os projetos já implantados e dos resultados obtidos até agora”, explica Lívia Berrocal, responsável pela área de Responsabilidade Corporativa da LANXESS.

Além de oferecer um apoio financeiro para a concretização das melhores ideias, o Ciclo Verde tem um cunho educacional, e oferece aos projetos selecionados o apoio técnico de uma consultoria especializada, por meio de workshops sobre gestão de projetos socioambientais e acompanhamento quinzenal.

Os interessados em participar tem até o dia 1 de junho para enviar ideias e/ou projetos socioambientais a serem realizados dentro dos limites dos municípios, no caso de São Leopoldo (RS) e de Porto Feliz (SP), e da zona sul de São Paulo (SP) . Os participantes do concurso podem inscrever até três projetos com valor máximo de R$ 10.000,00 (dez mil reais).

Todos os projetos inscritos passarão por uma pré-seleção feita pela equipe técnica do Ciclo Verde. Os melhores projetos participarão de uma banca de jurados presencial, composta por representantes da LANXESS, poder público, imprensa local e membros da sociedade civil. A cerimônia de premiação dos projetos vencedores ocorrerá entre os dias 19 a 27 de junho.

 

Sobre a LANXESS

A LANXESS é uma companhia líder em especialidades químicas com vendas de 7.7 bilhões de euros, em 2016. Possui cerca de 16.700 colaboradores em 25 países. Atualmente, a empresa é representada por suas 54 unidades de produção instaladas em todo o mundo. Seu core business é o desenvolvimento, fabricação e comercialização de plásticos, intermediários e especialidades químicas. Por meio da ARLANXEO, joint venture com a Saudi Aramco, a LANXESS também é um dos principais fornecedores de borracha sintética do mundo. A LANXESS é membro do principal índice de sustentabilidade Dow Jones Sustainability Index (DJSI World) e do FTSE4Good.

Maio 15, 2017

Congresso mostrará estudos e desenvolvimentos inovadores

in EXPRESS

by Fabio Humberg

Soluções relacionadas às formas de agregar valor ao produto estarão em destaque na programação, que envolverá mais de uma centena de trabalhos de especialistas de todo o mundo.


O Comitê Científico do 15o Congresso Internacional de Tintas começou a analisar os trabalhos recebidos, para definir a programação de palestras e apresentações sob a forma de pôster. Já foi possível perceber que os papers submetidos à avaliação se caracterizam pela qualidade técnica, pelo perfil inovador e pela relevância para o desenvolvimento tecnológico, estando alinhados ao objetivo principal do evento, que é o de agregar valor às tintas.

Estarão em evidência estudos sobre tintas destinadas a todos os tipos de aplicações, abordando temas ligados à sua qualidade e ao seu desempenho, como durabilidade, resistência, cobertura e secagem, assim como ao seu papel no combate à corrosão.

Com forte perfil inovador, no conjunto de trabalhos recebidos destacam-se também importantes contribuições para avanços em áreas como a aplicação da nanotecnologia, as soluções mais recentes em termos de microbiologia, a utilização de matérias-primas de fonte renovável, o reaproveitamento de resíduos de processos industriais, a melhoria da qualidade do ar interior e da eficiência energética de edificações.

Parte da ABRAFATI 2017, o Congresso Internacional de Tintas acontece de 03 a 05 de outubro, no São Paulo Expo. Serão 90 palestras ao longo de três dias, somadas a dezenas de trabalhos apresentados na Sessão Pôster, ao Seminário ABRAFATI-RadTech de Cura por Radiação e a quatro Sessões Plenárias a cargo de personalidades globais do setor.

Abril 17, 2017

Congresso mostrará estudos e pesquisas de vanguarda relacionados às…

in EXPRESS

by Fabio Humberg

Trabalhos podem ser inscritos até 30 de abril.


Ainda há tempo para que pesquisadores compartilhem seus projetos e descobertas com os mais importantes profissionais da cadeia produtiva de tintas, juntando-se aos especialistas que já enviaram seus estudos para serem apresentados no 15º Congresso Internacional de Tintas. Mas é necessário se apressar, pois o prazo para a inscrição de trabalhos se encerra em duas semanas, no dia 30 de abril.


Um dos principais encontros científicos do setor de tintas no mundo, o Congresso da ABRAFATI atrai um público de nível elevado, vindo do Brasil e do exterior. A ampla programação envolve 90 palestras ao longo de três dias e mais algumas dezenas de trabalhos na Sessão Pôster, além do seminário especializado em cura por radiação, promovido em conjunto com a RadTech South America.

O foco principal desta edição são as formas de agregar valor às tintas, o que envolve a apresentações de novas ideias e soluções para questões ligadas a matérias-primas, processos de produção, serviços ao cliente, reaproveitamento de resíduos, ciclo de vida de produtos e diversas outras oportunidades de melhorias.

O evento é parte da ABRAFATI 2017, realizando-se paralelamente à Exposição de Fornecedores para Tintas, de 03 a 05 de outubro, no São Paulo Expo.

Como inscrever um trabalho
O processo é todo feito online, no site www.abrafati2017.com.br. Os interessados deverão informar nome do(s) autor(es) e título do trabalho, fornecendo um resumo de 20 a 30 linhas, em português, espanhol ou inglês, para avaliação do Comitê Científico do Congresso.

Abril 11, 2017

BASF seleciona a HPE para a construção de supercomputador…

in RELEASE EXPOSITOR

by Fabio Humberg

Novo supercomputador com sistema Apollo da HPE irá ajudar a BASF reduzir de meses para dias, o tempo de simulação computadorizada e modelagem

 

A BASF SE e a Hewlett Packard Enterprise (NYSE: HPE) anunciaram que, este ano, as empresas irão entrar em um acordo de colaboração para desenvolver um dos maiores supercomputadores do mundo para pesquisa química industrial, na sede da BASF, em Ludwigshafen (Alemanha). Com base na última geração de sistemas Apollo 6000 da HPE, o novo supercomputador irá conduzir a digitalização da pesquisa mundial da BASF.

"O novo supercomputador promoverá a aplicação e o desenvolvimento de abordagens complexas de modelagem e simulação, abrindo novos caminhos para nossa pesquisa na BASF", disse Martin Brudermueller, vice-presidente do Conselho de Administração e Diretor de Tecnologia da BASF. "O supercomputador foi projetado e desenvolvido em conjunto por especialistas da HPE e da BASF para atender precisamente às nossas necessidades".

Com o novo sistema será possível responder questões complexas e reduzir o tempo necessário para obtenção de resultados, de vários meses para dias, em todas as áreas de pesquisa. Como parte da estratégia de digitalização da BASF, a empresa planeja expandir significativamente suas capacidades afim de executar experimentos virtuais com o supercomputador. A BASF irá a reduzir o tempo de comercialização e os custos. Um exemplo seria a simulação de processos nas superfícies dos catalisadores, de maneira mais precisa, ou a aceleração do design de novos polímeros com propriedades pré-definidas.

"Na atual economia baseada em dados, a computação de alta performance desempenha um papel fundamental na condução de avanços na exploração espacial, na biologia e nas pesquisas de inteligência artificial", afirmou Meg Whitman, Presidente e CEO da Hewlett Packard Enterprise. "Esperamos que este supercomputador ajude a BASF a realizar cálculos extraordinários com uma velocidade impressionante, gerando uma ampla gama de inovações para resolver novos problemas e auxiliar no avanço do mundo".

Com o auxílio dos processadores Intel® Xeon® e com a arquitetura de baixa latência e grande largura de banda (bandwidth) Omni-Path da Intel®, além do software de gerenciamento da HPE, o supercomputador atua como um único sistema. Com um desempenho eficaz de mais de 1 Petaflop (1 Petaflop equivale a um quatrilhão de operações de pontos flutuantes por segundo), é possível que uma infinidade de nós consiga executar simultaneamente tarefas altamente complexas, reduzindo drasticamente o tempo de processamento.

"Os clientes estão sempre à procura de sistemas que ofereçam a melhor performance com o melhor custo total", disse Barry Davis, Gerente Geral do Accelerated Workload Group, da Intel. "A arquitetura Omni-Path da Intel® foi projetada especificamente para oferecer uma performance extraordinária e ao mesmo tempo conseguir dimensionar com eficácia, em termos de custos, os clusters computacionais de alta performance para computação básica em clusters maiores com 10.000 nós ou mais - oferecendo uma vantagem significativa nas duas situações".

Desenvolvido e construído com a tecnologia HPE, o novo supercomputador será composto por várias centenas de nós. O supercomputador também irá potencializar os sistemas Apollo, da HPE, oferecendo aos clientes maior eficácia na administração, de uma forma mais simplificada, e flexibilidade para combinar suas soluções com o volume de trabalho.

Sobre a BASF

Na BASF, nós transformamos a química para um futuro sustentável. Nós combinamos o sucesso econômico com a proteção ambiental e responsabilidade social. O Grupo BASF conta com aproximadamente 112 mil colaboradores que trabalham para contribuir com o sucesso de nossos clientes em quase todos os setores e países do mundo. Nosso portfólio é organizado em 5 segmentos: Químicos, Produtos de Performance, Materiais e Soluções Funcionais, Soluções para Agricultura e Petróleo e Gás. A BASF gerou vendas de mais de € 58 bilhões em 2016. As ações da BASF são comercializadas no mercado de ações de Frankfurt (BAS), Londres (BFA) e Zurich (AN). Para mais informações, acesse: www.basf.com.br.

Março 24, 2017

Cura por radiação: tema em destaque no Congresso

in EXPRESS

by Fabio Humberg

Seminário promovido em conjunto com a RadTech South America mostrará os principais avanços relacionados à tecnologia.


Uma das atrações da ABRAFATI 2017 será a quinta edição do Seminário ABRAFATI-RadTech South America de Cura por Radiação, que ampliará e enriquecerá a programação de qualidade oferecida aos participantes do evento, destacando os mais recentes desenvolvimentos e as tendências relacionadas à utilização dessa tecnologia.
“Nossa expectativa é ter palestras de alto nível sobre esse tema, envolvendo utilizações tradicionais e outras mais atuais, como UV LED, que proporciona significativa economia de energia em comparação ao UV tradicional, ou a cura por Electron Beam”, afirma Maria Cristina Kobal C. de Carvalho, diretora-presidente da RadTech South America.
O Seminário abrangerá 12 apresentações de pesquisadores de ponta, do Brasil e do exterior, que mostrarão as principais inovações nessa área e os benefícios trazidos pela cura por radiação, em termos de qualidade, produtividade e sustentabilidade. Profissionais interessados em mostrar seus trabalhos já os estão submetendo à avaliação do Comitê Científico do Congresso, o que pode ser feito até o final de abril.
“Como já vem ocorrendo nas edições anteriores, este seminário agregará muito valor à programação da ABRAFATI 2017, proporcionando conhecimentos e estimulando discussões essenciais para o futuro da cadeia de tintas”, afirma Telma Florêncio, coordenadora do evento.

Março 21, 2017

ABRAFATI 2017 em destaque no European Coatings Show

in EXPRESS

by Fabio Humberg

Participação visa divulgar o evento brasileiro para potenciais palestrantes, assim como para expositores e visitantes.


De 4 a 6 de abril próximos, a ABRAFATI estará presente no European Coatings Show, em Nuremberg, na Alemanha. O evento, que é o maior do setor na Europa e um dos mais importantes no calendário global das tintas, envolve também a European Coatings Conference, realizada nos dias 3 e 4.
A participação será uma grande oportunidade para reforçar a divulgação da ABRAFATI 2017 e consolidar sua imagem diante de um público amplo e qualificado: o ECS recebeu, em sua edição anterior, 28,5 mil visitantes, especialmente da Europa e da Ásia, número que deve se manter ou até crescer neste ano.
“Nosso evento tem representatividade global e conta com forte participação de empresas e profissionais do exterior. Mas enxergamos possibilidades de receber ainda mais expositores, visitantes, palestrantes e congressistas estrangeiros, que trarão para a ABRAFATI 2017 as mais recentes inovações e as pesquisas mais relevantes que se desenvolvem para agregar valor às tintas e fazer o setor avançar”, afirma Telma Florêncio, coordenadora da ABRAFATI 2017.

Se você vai ao ECS, visite a ABRAFATI: Pavilhão 7A, stand 713.

Apoiadores e Media Partners

Intaircoat

SINDIREPA

SINDIREPA

SINDIREPA

AFEAL

AFEAL

AFEAL

SINTRJ

SINTRJ

SINTRJ

ASSOQUIM SINCOQUIM

ASSOQUIM SINCOQUIM

ASSOQUIM SINCOQUIM

AFEAÇO

AFEAÇO

AFEAÇO

IQA

IQA

IQA

SOBRATEMA

SOBRATEMA

SOBRATEMA

ABCP

ABCP

ABCP

ABIQUIM

ABIQUIM

ABIQUIM

PRO COR

PRO COR

PRO COR

STAR – SOCIEDAD DE TÉCNICOS ANDINOS EN RECUBRIMIENTOS

STAR – SOCIEDAD DE TÉCNICOS ANDINOS EN RECUBRIMIENTOS

STAR – SOCIEDAD DE TÉCNICOS ANDINOS EN RECUBRIMIENTOS

Paint & Coating Industry

Paint & Coating Industry

Paint & Coating Industry

ABITIM

ABITIM

ABITIM

Ink World

Ink World

Ink World

ARTESP

ARTESP

ARTESP

ABIMAQ

ABIMAQ

ABIMAQ

CRQ-IV

CRQ-IV

CRQ-IV

Química e Derivados

Química e Derivados

Química e Derivados

SENAI

SENAI

SENAI

ANAMACO

ANAMACO

ANAMACO

CNI

CNI

CNI

SINAPROCIM SINPROCIM

SINAPROCIM SINPROCIM

SINAPROCIM SINPROCIM

PROSPECTOR

PROSPECTOR

PROSPECTOR

ANFACER

ANFACER

ANFACER

Rad tech South America

Rad tech South America

Rad tech South America

NÜRNBERG MESSE

NÜRNBERG MESSE

NÜRNBERG MESSE

ABNT

ABNT

ABNT

ABEAÇO

ABEAÇO

ABEAÇO

SINPROQUIM

SINPROQUIM

SINPROQUIM

Referência Industrial

Referência Industrial

Referência Industrial

IMPRA LATINA

Agnelo Editora

Agnelo Editora

Agnelo Editora

SITIVESP

SITIVESP

SITIVESP

Coating World

Coating World

Coating World

LOGO ABRAFATI branco
ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA
DOS FABRICANTES DE TINTAS
 
Av. Dr. Cardoso de Mello
1340 - Cj. 131 - Vila Olímpia
CEP 04548-004
São Paulo, SP - BRASIL
Tel: + 55 11 4083-0505 / 4083-0500
E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Newsletter

entrada invalida
entrada invalida
entrada invalida
e-mail invalido