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Congresso
Internacional
de Tintas

8:30 - 17:30

Exposição
Internacional
de Fornecedores
para Tintas

11:00 - 20:00

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ABRAFATI 2017: agregando valor à cadeia de tintas

Maior evento do setor de tintas na América Latina e um dos principais no mundo, a ABRAFATI 2017 (Congresso e Exposição de Fornecedores) reunirá as empresas e os profissionais mais representativos da cadeia produtiva. Com suas atividades e os resultados que proporcionará aos participantes, contribuirá para agregar valor à indústria e aos seus produtos, fazendo o setor avançar e ampliando o reconhecimento do mercado consumidor e da sociedade sobre a sua importância.

As demandas atuais e futuras da cadeia de tintas e dos usuários dos seus produtos estarão em debate, sendo apresentadas inovações que contribuirão para saltos evolutivos e ampliarão os benefícios percebidos na utilização de tintas.

Patrocinadores

A ABRAFATI – Associação Brasileira dos Fabricantes de Tintas foi criada em 1985 por um grupo de fabricantes de tintas, com o objetivo de dotar o setor de uma entidade de âmbito nacional, moderna e livre, para atuar em todos os campos e situações em que se fizesse necessária uma manifestação ou ação coletiva da indústria de tintas.

A entidade reúne indústrias que representam a maior parte da produção de tintas e vernizes no País. Parte dos associados é constituída por empresas subsidiárias de grupos internacionais e parte por empresas com capital majoritário ou totalmente brasileiro.
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Agosto 11, 2017

Comitê Científico destaca elevada qualidade técnica dos trabalhos do…

in EXPRESS

by Fabio Humberg

Programação abrangerá temas atuais e muito relevantes para o futuro da indústria.


Composto por profissionais experientes e com sólida formação, o Comitê Científico do 15º Congresso Internacional de Tintas se debruçou sobre uma quantidade recorde de trabalhos para selecionar aqueles que foram incluídos na programação. A avaliação geral foi muito favorável, indicando que o nível técnico será elevado e muitas pesquisas de caráter inovador estarão em evidência.

Membro do Comitê há muitos anos, José Valdir Guindalini, diretor técnico da Axalta Coating Systems, relata ter notado o crescente nível tecnológico dos trabalhos apresentados a cada edição e destaca o contínuo avanço em temas ligados ao meio ambiente. “Percebe-se também a preocupação com a durabilidade dos revestimentos, com desenvolvimentos que se possam autorreparar, quando danificados”, diz. Ele também chama a atenção para os lançamentos de aditivos inovadores e de novas moléculas de matérias-primas, que possibilitam formulações com melhores desempenhos.

O mesmo entusiasmo é mostrado por Eder Dela Justina, chefe de Desenvolvimento de Tintas Líquidas da WEG Tintas. “Em relação aos temas, chama a atenção a busca por unir tecnologia com sustentabilidade. Por exemplo, vários autores apresentaram estudos relacionados às tintas à base de água ou às matérias-primas de fonte renovável. Certamente teremos uma programação de alto nível, com a participação de profissionais que conhecem a fundo os assuntos sobre os quais falarão”, salienta.

Agosto 09, 2017

BASF cria nova empresa no Grupo para buscar oportunidades…

in RELEASE EXPOSITOR

by Fabio Humberg

BASF 3D Printing Solutions GmbH inicia suas operações em setembro de 2017


A BASF SE planeja criar uma nova empresa do Grupo, a BASF 3D Printing Solutions GmbH, a partir de 1º de setembro de 2017. Esta subsidiária integral da BASF New Business GmbH terá sua sede em Heidelberg, na Alemanha, na sede da InnovationLab GmbH. Seu foco será o estabelecimento e a expansão do negócio de impressão em 3D com materiais, soluções de sistemas, componentes e serviços. A empresa trabalhará em estreita colaboração com pesquisadores e engenheiros da BASF e parceiros externos, como universidades e potenciais clientes, para desenvolver soluções adequadas englobando uma série de requisitos.

"A área de impressão em 3D para aplicações industriais é muito dinâmica e ainda está emergindo. Assim, há uma necessidade de estruturas ágeis, semelhantes às startups, compostas por equipes interdisciplinares e processos rápidos de tomada de decisão. Combinar em, um único local, um negócio exclusivo com todas as atividades de impressão em 3D, focadas no cliente é um fator de sucesso importante", comenta Volker Hammes, diretor executivo da BASF New Business e futuro diretor executivo da BASF 3D Printing Solutions GmbH, explicando os motivos da fundação da nova empresa.

Os clientes da nova empresa serão principalmente empresas que querem usar a impressão em 3D para produção industrial. Isso inclui, por exemplo, produtos automotivos, aeroespaciais e de consumo. Para conseguir desenvolver e testar uma variedade de soluções, a BASF 3D Printing Solutions GmbH assumirá e expandirá o centro de tecnologia aplicada de impressão em 3D, em Heidelberg, pertencente à Deutsche Nanoschicht GmbH, uma subsidiária da BASF New Business. A nova empresa empregará inicialmente cerca de 30 especialistas, muitos dos quais já estavam trabalhando para a BASF na área de impressão em 3D.

 

Sobre a BASF New Business

A BASF New Business GmbH (BNB) busca tendências de longo prazo e temas inovadores na indústria e na sociedade, bem como mercados futuros, analisa seu potencial de crescimento e verifica se potenciais novas áreas de negócio são adequadas para a BASF. As atividades estão focadas nos setores de transporte, edificação e construção, bens de consumo, saúde e nutrição, eletrônica, agricultura, energia e recursos, onde são identificadas novas oportunidades de negócios fora dos negócios existentes da BASF. Os temas mais promissores são constituídos como novas áreas de negócios da BASF, pela subsidiária. A BASF New Business dedica-se a novos materiais, tecnologias e soluções de sistemas baseados em químicos. A BNB também promove o progresso tecnológico por meio do desenvolvimento de novos produtos. Para avaliar a tecnologia e o mercado, a BNB trabalha em estreita colaboração com as plataformas de pesquisa global da BASF e com as divisões. Além disso, a BASF New Business coopera com institutos de pesquisa, universidades, startups e parceiros industriais. A subsidiária BASF Venture Capital investe diretamente em startups que trabalham em áreas de tecnologia estrategicamente relevantes. Mais informações em www.basf-new-business.com.

 

Sobre a BASF

Na BASF, nós transformamos a química para um futuro sustentável. Nós combinamos o sucesso econômico com a proteção ambiental e responsabilidade social. O Grupo BASF conta com aproximadamente 112 mil colaboradores que trabalham para contribuir com o sucesso de nossos clientes em quase todos os setores e países do mundo. Nosso portfólio é organizado em 5 segmentos: Químicos, Produtos de Performance, Materiais e Soluções Funcionais, Soluções para Agricultura e Petróleo e Gás. A BASF gerou vendas de mais de € 58 bilhões em 2016. As ações da BASF são comercializadas no mercado de ações de Frankfurt (BAS), Londres (BFA) e Zurich (AN).

Agosto 09, 2017

Eastman destaca Linhas de Filmes Arquitetônicos da Llumar na…

in RELEASE EXPOSITOR

by Fabio Humberg

A marca que possui tecnologia de ponta mais uma vez marcará a presença neste importante evento e fará parte do desafio Escape Room

 

A Eastman Chemical Company participa do maior evento de construção sustentável na América Latina, com sua marca de tecnologia de ponta de filmes de alta performance, Llumar. Está é a 8ª Conferência e Exposição Internacional Greenbuilding Brasil, que será realizada de 8 a 10 de agosto, na Expo São Paulo, na qual apresentará as mais modernas tecnologias e soluções para este mercado. A Eastman concentrará sua participação no evento com suas linhas: Linha LLumar® Duplo Refletiva, Linha LLumar® Neutral, Linha LLumar® Especialidades e Linha Vista® Espectro Seletiva.

À medida que a feira chega ao seu 10º aniversário, o mercado olha para trás e reconhece suas conquistas. "Na última década, conseguimos ver uma incrível evolução técnica de nossos profissionais no campo da construção sustentável, evoluindo para projetos cada vez mais eficientes, que reduzam os impactos negativos para o meio ambiente e melhoram a qualidade de vida. Junto com este crescimento, experimentamos uma participação ativa do Green Building Brasil na qualificação desses projetos, proporcionando um cenário muito mais amplo e claro para este mercado”, comenta Júlio César M. Solozabal D. Lanza, Desenvolvedor do Mercado de Filmes de Alta Performance para a América do Sul, da Eastman Chemical Company.

Quatro linhas de Performance filmes

O LLumar® Duplo Refletiva são filmes duplo-refletivos que possuem a característica de baixa reflexão interna, que reduzem o efeito espelho e mantém a privacidade. Garantem uma clara visão diurna e noturna. Comumente indicados para situações corporativas, os filmes duplo-refletivos tomam cada vez mais espaço nas residências em locais onde o clima é mais quente. Possuem camada anti-risco, protegem 99% contra os raios UV e garantem uma eficiente rejeição de calor.O produto é recomendado para escritórios comerciais, hotéis, escolas, universidades e hospitais.

A Linha LLumar® Neutral vai além quando se trata de controlar os efeitos do sol. Após a instalação, os quartos ficam mais frios, o mobiliário é 99% protegido dos raios UV, e o deslumbrante brilho da TV é uma coisa do passado. "Nossos cientistas também dizem que o Llumar Neutral fornecem ‘transmissão de luz uniforme sem qualquer tom de cor forte’. O que você vai dizer é que, com filme neutro, a luz do sol que atravessa suas janelas ainda parece adorável, clara e verdadeira", diz Gabriel Crosta, Gerente de vendas da Eastman na América Latina. Esta linha é recomendada para residências, varejo, escritórios comerciais, hotéis, escolas, universidades e hospitais.

A Linha LLumar® Especialidades promete discrição. Eles atraem pessoas que amam os benefícios do filme solar, mas que querem manter o aspecto sóbrio e neutro de sua fachada. Os filmes de especialidades da Llumar refletem o calor, ajudam a reduzir o envelhecimento precoce dos móveis e o ofuscamento visual, ajudam a economizar energia, bloqueiam os raios UV e são praticamente invisíveis. Eles são recomendados para residências, varejo, escritórios comerciais, hotéis, escolas, universidades, hospitais e museus.

A Linha Vista® Espectro Seletiva oferece excelente rejeição de calor e economia de energia. É fabricada com tecnologia avançada que separa as regiões do espectro solar, resultando em um filme que permite a entrada de mais luz do que calor. Ótimo para aplicações nas quais manter a aparência do vidro existente é altamente importante. Este filme diminui o calor e os raios UV indesejáveis. Recomendado para residências, espaços comerciais, escritórios comerciais, hotéis, escolas, universidades, edifícios públicos, hospitais e locais que precisam de menos controle de luz com mais rejeição de calor. Bloqueia até 50% da energia solar, reduzindo a acumulação de calor e os custos de energia, bloqueia até 99,9% dos raios ultravioleta, ajudando a proteger o mobiliário reduzindo o envelhecimento prematuro.

Este ano, o evento conta com mais uma atração aos visitantes, o desafio Escape Room. Uma casa de vidro que será protegida pelos filmes Llumar.

 

Sobre a Eastman:
A Eastman é uma empresa global de materiais avançados e aditivos especiais que produz uma ampla gama de produtos encontrados em itens que as pessoas usam todos os dias. Com um portfólio de negócios especializados, a Eastman trabalha com seus clientes para oferecer produtos e soluções inovadoras, mantendo um compromisso com a segurança e com a sustentabilidade. Suas abordagens orientadas pelo mercado são favorecidas por plataforma de tecnologia de classe mundial e de suas posições de liderança em atrativos mercados finais, tais como transporte, construção civil e produtos de consumo. A Eastman se concentra em criar valor consistente e superior para todos os interessados. Como uma empresa globalmente diversificada, a Eastman atende clientes em mais de 100 países e, em 2016, obteve receitas de aproximadamente US $ 9,0 bilhões. A empresa está sediada em Kingsport, Tennessee, EUA e, emprega, aproximadamente, 14.000 pessoas em todo o mundo.

Agosto 03, 2017

Sun Chemical apresentará uma ampla variedade de soluções durante…

in RELEASE EXPOSITOR

by Fabio Humberg

Usando o tema “Brighter Ideas for Labels”, a Sun Chemical irá apresentar uma ampla variedade de soluções de tintas e vernizes inovadores para o mercado de banda estreita, etiquetas e rótulos durante a Label Latinoamerica 2017.

Os visitantes do stand #46 conhecerão a nova Plataforma de Tecnologia Flexo UV da Sun Chemical, para aplicações gerais e alimentícias, oferecendo vantagens de produtividade significativas, em comparação com os sistemas existentes. Adicionalmente esta será mais uma extensão de sua linha de brancos flexo UV líder no mercado, com adição de um novo branco termoencolhível totalmente aperfeiçoado para produção de sleeves de alto desempenho.

“Nossos clientes buscam tintas e vernizes inovadores e de confiabilidade que atendam suas necessidades individuais”, disse Alfonso Paredes, Diretor de Produtos Curáveis por Energia para Banda Estreita da Sun Chemical América Latina. “Na Label Latinoamerica 2017, os visitantes do nosso stand conhecerão todas as formas em que podem contar com a qualidade de nossas tintas e vernizes, e também recorrer a nós para outras soluções inovadoras em serviços de gerenciamento de cores, proteção de marca e muito mais.".

Tintas flexo UV com tecnologia inovadora para impressoras de banda estreita
A Sun Chemical apresentará SolarFlex® Neutron White, o branco first down flexo UV de alta opacidade, redesenhado desde o princípio usando tecnologia moderna e processos de fabricação, buscando desenvolver um desempenho técnico inovador. Os testes mostraram que a SolarFlex Neutron White ultrapassa o desempenho dos produtos competitivos em termos de opacidade, printabilidade e brilho.

O resultado é que os impressores que usam a SolarFlex Neutron White podem usar um anilox mais fino e alcançar a mesma opacidade obtida através de um branco flexo UV convencional, exigindo menos tinta e atingindo o mesmo poder de cobertura. Aniloxes mais finos também permitem que o impressor produza textos e linhas mais nítidas, mantendo o contraste máximo até mesmo sobre o mais escuro dos produtos rotulados.

SolarFlex Neutron White pode imprimir pinhole-free e permite a impressão em substratos de alumínio em uma única camada. As tintas são compatíveis com a linha SolarFlex® Integra e outras tintas UV e EB no Sistema Solaris® de produtos para uma variedade de impressoras de banda estreita e banda média.
As tintas flexo UV SolarFlex® Slalom Sleeve White também serão apresentadas na feira. Destinada à impressão reversa de sleeves termoenconlhíveis ou outros substratos impermeáveis onde é necessário o controle de slip sem a utilização de um verniz transparente, SolarFlex Slalom Sleeve White foi desenvolvida para boa opacidade, printabilidade e máximo poder de cobertura. Sua boa adesão a uma variedade de filmes torna a tinta altamente resistente a arranhões e atrito para um eficiente processo de termoencolhimento e proteção da impressão.

A Sun Chemical também irá destacar a Rayoflex® Electron First Down White, uma tinta branca first down flexo UV opaca e de baixa migração, que oferece ao impressor de banda estreita e filmes flexíveis a capacidade de imprimir em conformidade embalagens de alimentos, embalagens farmacêuticas ou outras aplicações sensíveis, onde existe um risco de migração. A tinta possui excelente adesão a uma ampla variedade de substratos, alta opacidade e printabilidade, excelente receptividade as cores flexo UV de baixa migração, bem como bom brilho e resistência à arranhões e risco.

Atendendo as necessidades individuais do mercado de banda estreita, etiquetas e rótulos
A Sun Chemical também apresentará outras tintas da Plataforma de Tecnologia Flexo UV durante a feira para ajudar os impressores de banda estreita, etiquetas e rótulos a solucionar suas necessidades individuais. As tintas SolarFlex® Integra, por exemplo, foram projetadas para os mercados de rótulos, sleeves e embalagens que não possuem exigências de não-migração.

Destinada principalmente para a impressão em superfície em filmes flexíveis e rótulos onde a não-migração é necessária, a nova SolarFlex® FSP apresenta um aperfeiçoamento significativo com relação aos produtos flexo UV anteriores em conformidade com as normas de migração.

Produzidas a partir de uma nova plataforma de pigmentos concentrados, ambas linhas de tintas foram favorecidas com um aumento na intensidade e densidade das cores, enquanto mantém a reologia consistente em toda a variedade de cores. Como são produzidas a partir de uma única gama de concentrados, a alteração de SolarFlex Integra para SolarFlex FSP pode ser feita sem afetar as cores alcançadas na impressora.

A adesão em substratos impermeáveis e a resistência em substratos absorventes também tiveram significante melhoria, ampliando a gama de substratos que podem ser usados com SolarFlex Integra e SolarFlex FSP.

A Sun Chemical irá promover a SunCure® Starluxe, uma gama versátil de tintas UV litográficas que foram projetadas para a impressão na superfície externa de papel cartão, cartões laminados, plásticos selecionados e substratos não-absorventes. SunCure Starluxe também pode ser usada para impressão de rótulos, sleeves, etiquetas e ingressos.

Utilizável para revestimento in-line ou off-line, hot stamping e laminação, as tintas SunCure Starluxe oferecem excelente ganho de ponto e propriedades de trapping para impressões de alta qualidade com a capacidade de impressão inversa, com uma grande variedade de cores, incluindo cores resistentes.

Para saber mais sobre os produtos de banda estreita da Sun Chemical em exibição na Label Latinoamerica 2017, visite-nos no stand #46 de 21 a 23 de agosto em São Paulo, Brasil ou faça o download do Guia Brighter Ideas for Labels Guide da Sun Chemical em www.sunchemical.com/brighterideasforlabels.

Sobre a Sun Chemical

A Sun Chemical, membro do grupo de DIC, é líder na produção de tintas de impressão, vernizes e suprimentos, pigmentos, polímeros, componentes líquidos e sólidos e materiais de aplicação. Em parceria com a DIC, a Sun Chemical gera vendas anuais de mais de US$ 7,5 bilhões e possui mais de 20.000 funcionários prestando suporte aos clientes ao redor do mundo.

Sun Chemical Corporation é uma subsidiária da Sun Chemical Group Coöperatief UA, na Holanda, e está sediada em Parsippany, New Jersey, EUA.

Julho 31, 2017

Evonik destina 100 milhões de euros para digitalização

in RELEASE EXPOSITOR

by Fabio Humberg

A Evonik anuncia o aporte de 100 milhões de euros para atividades de digitalização e também estabelece parceria estratégica com a IBM e a Universidade de Duisburg–Essen (Alemanha) com o objetivo de promover os avanços da mudança digital na indústria química. “Para nós, como empresa de especialidades químicas, a digitalização traz todo um mundo de possibilidades. Agora é hora de identificar essas possibilidades, testá-las e tomar medidas para aproveitá-las da melhor maneira possível”, explica Christian Kullmann, Presidente da Diretoria Executiva da Evonik Industries AG.

Com a disponibilidade dos meios financeiros e o estabelecimento de novas parcerias estratégicas, a empresa de especialidades químicas pretende reforçar a sua posição no mundo digital. Henrik Hahn, coordenador das atividades de digitalização e em sua posição de Chief Digital Officer (CDO), disse: “Até 2020 esperamos ter investido 100 milhões de euros no incremento das tecnologias digitais, na realização dos testes correspondentes e no desenvolvimento de habilidades digitais. A questão não envolve só dados e tecnologia, mas especialmente novos modelos de negócios, soluções, serviços aos clientes e treinamento de equipes qualificadas”.

A parceria com a IBM permitirá que a Evonik se beneficie das mais recentes tecnologias e projetos inovadores encabeçados por essa empresa, incluindo tecnologias cognitivas e de nuvem como os segmentos blockchain, Internet das Coisas e Indústria 4.0, dentre outras. A parceria também permite à Evonik explorar as inovações tecnológicas de P&D da IBM, como a computação quântica.

Em julho tem início o primeiro projeto no qual Evonik e IBM desenvolvem em conjunto uma pesquisa específica de conhecimentos de Química e Ciências da Vida, baseada em dados analisados pelo Watson Explorer e pelo Watson Knowledge Studio da IBM. Watson Explorer é a plataforma cognitiva de análise de pesquisa e conteúdo da IBM, enquanto o Watson Knowledge Studio é o seu app de nuvem que permite a desenvolvedores identificar relações em dados não estruturados e que pode ser usado no Watson Explorer. As ideias resultantes dessa solução estarão disponíveis como Serviços Consultivos Digitais e poderão ser usadas para a melhoria da eficiência.

Segundo Martina Koederitz, General Manager da IBM Alemanha, Áustria e Suíça, “com o Watson, a IBM está criando a fundação para que as empresas façam uso inteligente dos conhecimentos existentes para continuar promovendo o seu desenvolvimento no espírito de uma organização que aprende. Estamos muito satisfeitos em estabelecer essa parceria com a Evonik e por trazer as nossas mais avançadas tecnologias cognitivas e de nuvem, além dos nossos mais recentes resultados de pesquisas, em combinação com a nossa sólida expertise, para ajudar a Evonik a se destacar e a assumir um papel pioneiro na transformação digital da indústria química”.

O foco da nova cooperação estratégica entre a Evonik e a Universidade de Duisburg – Essen (UDE) gira em torno de pessoas e habilidades no centro da transformação digital. Os temas incluem, por exemplo, transferência interativa de conhecimento e conceitos de treinamentos adaptados individualmente na prática industrial. A cooperação também deverá avaliar os benefícios da troca de dados e parcerias comerciais digitais.

De acordo com o Prof. Ulrich Radtke, reitor da Universidade de Duisburg-Essen (UDE), “a digitalização é um dos principais desafios do nosso tempo. Trata-se de um campo de pesquisa fascinante porque exerce impacto em quase todos os aspectos das nossas vidas. A cooperação com a Evonik nos proporciona a chance de vincular a nossa expertise na interação das pessoas e dos sistemas digitais a aplicações industriais e de transformar em prática, o mais rápido possível, os conhecimentos que adquirimos mediante pesquisa fundamental”.

A Evonik se considera pioneira em digitalização na indústria química. No início de 2017, a empresa fundou a Evonik Digital GmbH com o objetivo de desenvolver e estimular ideias nessa área – mesmo as ideias não convencionais –, tendo por foco novos produtos e serviços que também apoiarão o sucesso dos clientes da Evonik.

 

Informações sobre a empresa
Evonik, o grupo industrial criativo da Alemanha, é uma das principais empresas de especialidades químicas do mundo. A essência de sua estratégia corporativa é o crescimento rentável e o aumento sustentado do valor da empresa. A Evonik se beneficia sobretudo de seu talento inovador e de suas plataformas de tecnologia integrada. A Evonik atua em mais de 100 países no mundo inteiro. Em 2016, mais de 35.000 colaboradores geraram vendas da ordem de 12,7 bilhões de Euros e um lucro operacional (EBITDA ajustado) de cerca de 2,165 bilhões de Euros.

No Brasil, a história da Evonik Industries, começou em 1953. A empresa conta hoje com cerca de 600 colaboradores no País e seus produtos são utilizados como matéria-prima em importantes setores industriais, como: automotivo, agroquímico, biodiesel, borracha, construção civil, cosmético, farmacêutico, nutrição animal, papel e celulose, plástico, química e tintas.

Julho 27, 2017

COIM reestrutura departamento de administração de vendas

in RELEASE EXPOSITOR

by Fabio Humberg

Seguindo integração global da marca, empresa promoveu mudanças que agilizarão o atendimento

Alinhada com os valores e exigências da matriz italiana, e buscando atender de forma mais ágil e com foco na personalização que a referencia como uma das maiores empresas químicas do Brasil, a COIM promoveu uma grande reestruturação no seu departamento de comércio exterior e administração de vendas.

As mudanças estão em concordância com o posicionamento global da marca, que tem como objetivo reforçar o setor com profissionais experientes no mercado, assim como aprimorar os processos e atendimento. “A adoção do novo sistema, utilizado mundialmente, tem como meta melhorar a velocidade na entrega dos pedidos. Pensando nisso, incrementamos a interface com o PCP. Agora, o cliente é informado em no máximo 24 horas de quando receberá o seu pedido. Com absoluta certeza, essa é uma ferramenta que nos permite estar ainda mais próximos dos nossos clientes e atendê-los com mais assertividade.”, explica José Paulo Victorio, presidente da COIM Brasil.

As alterações implementadas também possibilitaram um maior controle sobre estoques, relatórios de acuracidade, visualização online de pedidos e datas de entrega e interface entre PCP/Expedição e administração de vendas. Hoje, cada linha em crescimento e as que já existiam antes, contam com um analista de administração de vendas apoiado por um assistente.

A COIM, alinhada com as tendências de mercado e procurando se renovar constantemente para atender com mais qualidade, reconhece que as modificações realizadas em seu sistema interno trarão benefícios a longo prazo: “Todo grande movimento empresarial sempre gera algum tipo de adaptação inicial. Passado esse período, acreditamos que os resultados tendem a ir ao encontro do que temos planejado para o crescimento da COIM nos próximos anos.”, finaliza José Paulo.

A COIM
A COIM (Chimica Organica Industriale Milanese) é uma empresa de origem italiana especializada em policondensação (ester), poliadição (poliuretanos) e grande fabricante de especialidades químicas. Fundada em 1962, em Milão, a empresa foi a primeira da Itália a produzir peróxidos orgânicos. Hoje, a multinacional opera em todos os países desenvolvendo soluções on demand e prestando serviços de qualidade para os mais importantes grupos do mundo. Possui unidades fabris na Itália, Brasil, Estados Unidos, Índia e Cingapura, além dos Centros de Pesquisa na Itália, França, Inglaterra, Alemanha e Brasil.

Julho 27, 2017

BASF: lucros significativamente maiores no segundo trimestre e melhor…

in RELEASE EXPOSITOR

by Fabio Humberg

Segundo semestre de 2017

  • Vendas de €16,3 bilhões (acréscimo de 12%)
  • EBIT antes dos itens extraordinários de € 2,3 bilhões (acréscimo de 32%)
  • Lucro por ação de € 1,63 (acréscimo de 37%), lucro por ação ajustado de € 1,78 (acréscimo de 37%)
  • Fluxo de caixa operacional de € 3 bilhões (acréscimo de 29%), fluxo de caixa líquido de € 2,1 bilhões (acréscimo de 59%)

Panorama para 2017:

  • Permanência de previsão de crescimento significativo das vendas
  • Expectativa de que o EBIT antes dos itens extraordinários supere consideravelmente os valores do ano anterior

 

"A tendência positiva relativa à demanda continuou no segundo trimestre de 2017. Aumentamos nosso volume de vendas em relação ao mesmo período do ano anterior, pelo quinto trimestre consecutivo. Em comparação com o mesmo trimestre do ano passado, melhoramos significativamente nossas vendas e lucros", disse o Dr. Kurt Bock, Presidente do Conselho Executivo da BASF SE.

As vendas do Grupo BASF aumentaram em 12%, indo para € 16,3 bilhões, quando comparadas com o segundo trimestre de 2016, em grande parte devido aos preços e volumes mais elevados. Diante de custos mais elevados de matérias-primas, a empresa elevou os preços de venda em 7%; fato desencadeado principalmente por preços mais altos no segmento de Químicos. O volume de vendas aumentou em 3%. Os efeitos cambiais causaram um impacto positivo nas vendas e, assim como os efeitos relacionados ao portfólio, representaram um aumento de 1%.

Os lucros operacionais, antes dos itens extraordinários (EBIT) aumentaram em 32% no segundo trimestre deste ano, em comparação ao mesmo período do ano anterior, indo para € 2,3 bilhões. O forte aumento foi resultado, principalmente, dos lucros significativamente maiores nos segmentos de Químicos e Óleo & Gás. Esse aumento só não foi maior devido aos menores lucros nos segmentos de Produtos de Performance, Materiais e Soluções Funcionais e Proteção de Cultivos. O impacto negativo sobre os lucros causado pelo acidente ocorrido na zona do Porto Norte, na planta de Ludwigshafen, em outubro passado, foi compensado pelo pagamento do seguro no valor de € 100 milhões, montante que foi contabilizado predominantemente no segmento de Químicos.Em torno de € 1,5 bilhão, o lucro líquido superou o valor do segundo trimestre do ano anterior em € 404 milhões. O lucro por ação foi de € 1,63 no segundo trimestre de 2017, contra € 1,19 no mesmo trimestre do ano anterior. O lucro por ação, ajustado para itens extraordinários e amortização de ativos intangíveis, foi de € 1,78 (mesmo período em 2016: € 1,30).

O fluxo de caixa operacional aumentou de € 2,3 bilhões, no segundo trimestre de 2016, para € 3 bilhões no segundo trimestre de 2017. O fluxo de caixa liquido perfez € 2,1 bilhões, versus € 1,3 bilhão no mesmo trimestre do ano anterior. Tal melhoria foi, principalmente, fruto de um maior lucro líquido.

 

Perspectiva para o ano de 2017

Devido ao desenvolvimento macroeconômico positivo no primeiro semestre do ano, a BASF agora adota uma visão geral um pouco mais positiva das condições intrínsecas para 2017. As expectativas da empresa relativas ao cenário econômico global de 2017 são (previsão anterior entre parênteses):

  • Crescimento do Produto Interno Bruto: 2,5% (2,3%)
  • Crescimento da produção industrial: 2,5% (2,3%)
  • Crescimento na produção de produtos químicos: 3,4% (inalterado)
  • Taxa média de câmbio entre euro e dólar de $1,10 por euro ($1,05 por euro)
  • Preço médio do petróleo (Brent) de 50 dólares por barril ($55 por barril)

"Continuamos esperando um aumento significativo (mínimo de 6%) nas vendas para o ano. Dado o aumento significativo dos lucros no primeiro semestre do ano, esperamos um aumento considerável no EBIT antes dos itens extraordinários de pelo menos 11% em 2017", disse Bock. "Para o segundo semestre de 2017, esperamos um ligeiro aumento no EBIT antes dos itens extraordinários, em comparação ao mesmo período de 2016. Tal previsão leva em consideração a boa evolução do segmento de Químicos no primeiro semestre de 2017, que provavelmente perderá este dinamismo, bem como o preço do petróleo, que foi menor do que o inicialmente esperado e o dólar americano mais desvalorizado do que esperado. Estes fatores causam um impacto negativo nos lucros da BASF", disse Bock.

Desenvolvimento dos segmentos

No segmento de Químicos, as vendas aumentaram em 25%, quando comparadas com o segundo trimestre de 2016, atingindo €4 bilhões, em grande parte fruto do aumento significativo de preços na divisão de Monômeros. Os efeitos cambiais influenciaram as vendas positivamente, ao passo que os volumes apresentaram um ligeiro declínio. Em torno de € 1,1 bilhão, o EBIT antes dos itens extraordinários aumentou em € 662 milhões em relação ao segundo trimestre de 2016, principalmente dado às maiores margens nas divisões de Monômeros e Petroquímicos. Os custos fixos apresentaram, em geral, uma pequena redução. As vendas no primeiro semestre aumentaram em 30%, indo para € 8,2 bilhões. O EBIT antes dos itens extraordinários aumentou em € 1,2 bilhão, perfazendo € 2,1 bilhões, resultado de maiores margens e volumes.

As vendas no segmento de Produtos de Performance alcançaram a casa dos €4,1 bilhões, superando em 4% o valor do segundo trimestre do ano anterior, fruto dos aumentos de preços e crescimento dos volumes em todas as divisões. Os efeitos cambiais impactaram as vendas positivamente. Os efeitos causados pelo portfólio desaceleraram a evolução das vendas. A pressão nas margens, principalmente dado o aumento dos preços das matérias-primas e das condições desafiadores do mercado em determinadas áreas de negócios, resultou em uma diminuição, de € 107 milhões, do EBIT antes dos itens extraordinários, indo para € 405 milhões. No primeiro semestre do ano, as vendas de € 8,4 bilhões foram 6% superiores às do período do ano anterior. O EBIT antes dos itens extraordinários diminuiu em € 147 milhões, perfazendo € 920 milhões.

As vendas no segundo trimestre no segmento de Materiais e Soluções Funcionais cresceram em 12%, totalizando €5,3 bilhões. Tal crescimento deu-se, principalmente, pelo aumento nos volumes de vendas, pela aquisição do negócio da Chemetall, adquirido da Albemarle em dezembro de 2016, e pelos preços mais altos. Os efeitos cambiais ofereceram suporte adicional para as vendas. A BASF conseguiu aumentar seus volumes de vendas para a indústria automotiva. O EBIT antes dos itens extraordinários caiu em € 113 milhões, totalizando € 422 milhões. O aumento dos lucros na divisão de Catalisadores e a contribuição do negócio da Chemetall compensaram parcialmente as margens mais baixas e custos fixos mais altos. As vendas no primeiro semestre aumentaram em 15%, indo para € 10,5 bilhões. Em comparação com o mesmo período do ano anterior, o EBIT antes dos itens extraordinários diminuiu em € 38 milhões, totalizando € 953 milhões.

O segmento de Proteção de Cultivos registrou um aumento de 5% em vendas, alcançando €1,5 bilhão, em comparação ao segundo trimestre do ano anterior. Os principais determinantes foram volumes maiores, principalmente na América do Norte e Europa Oriental, além dos efeitos cambiais positivos. Os preços ficaram ligeiramente menores, em relação ao segundo trimestre de 2016. Comparado com o mesmo período do ano anterior, o EBIT antes dos itens extraordinários diminui em € 48 milhões, perfazendo € 272 milhões. Tal resultado deu-se principalmente às médias mais baixas das margens, fruto de um mix diferente de produtos. No primeiro semestre, as vendas aumentaram em 4% comparado com o mesmo período do ano anterior, totalizando € 3,4 bilhões. O EBIT antes dos itens extraordinários diminuiu em € 106 milhões, totalizando € 805 milhões.

As vendas no segmento de Oléo e Gás, em comparação ao segundo trimestre de 2016, tiveram um crescimento importante, de 32%, totalizando €814 milhões, determinado pelo aumento dos volumes e preços. O aumento dos volumes ocorreu principalmente devido aos maiores volumes de vendas de gás e à plataforma offshore na Líbia em junho. Os volumes de produção corresponderam aos níveis do segundo trimestre anterior. O EBIT antes dos itens extraordinários aumentou em € 89 milhões, perfazendo € 183 milhões, grande parte como resultado dos preços e dos volumes de vendas mais elevados. O lucro líquido cresceu significativamente. No primeiro semestre, as vendas no segmento cresceram 34% em relação ao mesmo período do ano anterior, totalizando € 1,6 bilhão. O EBIT antes dos itens extraordinários aumentou em € 193 milhões, totalizando € 353 milhões.

Na casa dos €476 milhões, as vendas no segmento Outros ficaram 2% mais baixas do que a do segundo trimestre do ano anterior, como resultado de uma menor comercialização de matérias-primas. O EBIT antes dos itens extraordinários aumentou em €61 milhões, indo para menos €151 milhões, sobretudo como uma consequência dos efeitos da valorização do programa de incentivo a longo prazo. No primeiro semestre do ano, as vendas ficaram na casa do € 1,1 bilhão no segmento Outros, representando um aumento de 13% em comparação ao mesmo período do ano passado. O EBIT antes dos itens extraordinários aumentou em €30 milhões, totalizando menos €401 milhões.

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